As empresas buscam, a cada dia, vender mais, conquistar novos mercados, oferecer melhores serviços e atendimento, mas se nestas mesmas empresas “o cliente estivesse em primeiro lugar em seus planos”, com certeza todos esses objetivos citados acima seriam alcançados mais rapidamente.
A política de crescimento e lucratividade por muitas vezes atropela o cliente, e muitas empresas em todo o Brasil ainda desrespeitam os direitos dos consumidores e elevam as estatísticas no PROCON.
Em nosso dia a dia não é difícil encontrar empresas fazendo referência sobre a importância do cliente, mas quando vamos nos certificar sobre a aplicação dessa missão, encontramos poucos bons exemplos, e para essas empresas “o cliente em primeiro lugar” existe apenas no papel, na parede ou no banner da entrada da empresa.
A missão do “cliente em primeiro lugar” parece muito fácil de colocar em prática, mas isso não é verdade, existem diversas barreiras culturais, organizacionais e de procedimentos que precisam ser revistas com urgência.
Nesse ambiente, existe uma pergunta inerente: É possível colocar o cliente em primeiro lugar?
Para responder esta questão precisamos entender os objetivos das empresas, mas se estes objetivos estiverem relacionados ao desejo de crescer, vender mais e ter diferencial competitivo, a resposta é sim.
Para colocar o cliente em primeiro lugar, todas as ações devem valorizar, respeitar e satisfazer os clientes.
Para iniciar esta mudança em sua empresa veja abaixo as principais dicas:
1. Valorize as pessoas;
2. Atenda bem os seus clientes;
3. Seja claro e transparente na comunicação direta ou indireta;
4. Satisfaça as necessidades dos seus clientes;
5. Venda produtos e/ou serviços de qualidade;
6. Faça pós-vendas.
Existem outras centenas de dicas para colocar “o cliente em primeiro lugar”, mas após colocar em prática as mencionadas acima os seus clientes irão perceber essas atitudes positivas.
Para Refletir: para vender mais valorize, respeite e tenha clientes e pessoas satisfeitas com a sua empresa e profissionais.
 
GIOVANNI GOBI é Empresário, Consultor e Palestrante.