Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência pública hoje para discutir a viabilidade do novo padrão de tomadas e plugues elétricos brasileiros. Desde janeiro, só pode ser comercializado o novo modelo, diferente dos padrões utilizados no resto do mundo.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) proibiu a venda de outros tipos de tomadas e plugues. Além disso, começaram a chegar ao mercado aparelhos eletrodomésticos com o novo padrão.

A partir de 1º de julho de 2011, o comércio não poderá mais vender nenhum eletrodoméstico fora do novo padrão, seja ele nacional ou importado. A reunião foi proposta pelos deputados Sandro Alex (PPS-PR) e Bruno Araújo (PSDB-PE).

Eles dizem que existem muitas reclamações quanto à adaptação ao novo padrão de tomadas. “As reclamações existem pelo novo padrão ser mais caro, por requerer a substituição de tomadas antigas que estavam em perfeito funcionamento, pela falta de segurança, uma vez que o uso de adaptadores pode comprometer a segurança e também pela dificuldade de encontrar adaptadores para aparelhos no antigo padrão”, afirmam.

Foram convidados para a audiência: – o presidente do Inmetro, João Alziro Herz da Jornada; – o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Carlos Orphão Lobo; – o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília Mauro Moura Severino; – a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn. -José Sebastião Viel, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro); e -Pedro Buzatto Costa, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 13. Da Redação/ JMP.

 A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara de Notícias’