Diante das constantes manifestações de advogados sobre a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios judiciais nos diversos fóruns da capital e do interior, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) com 69 anos de existência e mais de 90 mil associados, decidiu criar um sistema captador de dados e pesquisa denominado “De Olho no Fórum”, disponibilizado no site www.aasp.org.br, com o objetivo de colher informações dos advogados associados sobre a qualidade dos serviços prestados no Poder Judiciário paulista.
Os advogados interessados em participar da pesquisa podem acessar o site da Associação e clicar no espaço denominado “De Olho no Fórum”. Ao entrar, o usuário vai encontrar à sua disposição o Fórum João Mendes Jr. devidamente mapeado, com seus 61 cartórios (Cível, Infância e Juventude, Família e Sucessões, Falência e Recuperação Judicial, entre outros), em abas específicas e agrupados contendo a pergunta: “Como você avalia o serviço prestado pelos cartórios do Fórum João Mendes Júnior?” O associado pode então atribuir um conceito aos serviços prestados pelo ofício selecionado (insatisfatório, regular, bom e ótimo).
As respostas possibilitam à AASP mensurar os problemas e avaliar o atendimento prestado aos advogados pelos respectivos ofícios. Feita a devida análise, os resultados serão compartilhados com o próprio Poder Judiciário, a fim de serem empreendidos esforços conjuntos para a melhoria dos serviços, facilitando, desse modo, o dia a dia dos advogados militantes e, por consequência, o atendimento à população em geral.
Para o presidente da AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, a iniciativa certamente contribuirá para o aperfeiçoamento da atividade forense, sendo um importante mecanismo de identificação das unidades cartorárias que vêm adotando práticas e procedimentos que impactam positivamente no dia a dia do profissional do Direito.
A primeira enquete está sendo realizada no Fórum João Mendes Jr. e, posteriormente, será estendida a outros Fóruns, tanto da capital quanto do interior do Estado de São Paulo.
O espaço “De Olho no Fórum” também pode ser acessado via smarthphone e tablet.
Em poucos dias, aproximadamente 500 associados participaram da enquete
Lançada em caráter experimental em meados de junho, a campanha “De Olho no Fórum” já foi respondida por aproximadamente 500 associados. O que mais tem chamado a atenção dos organizadores é que as avaliações dos ofícios do Fórum João Mendes Jr. coincidem com as reclamações constantemente recebidas pela Ouvidoria da AASP.
Fonte: http://www.aasp.org.br/aasp/noticias/visualizar_noticia.asp?id=36450&tipo=D