A partir de hoje, 12 zonas eleitorais na cidade de São Paulo atenderão seus eleitores pelo sistema biométrico: Valo Velho, Santo Amaro, Indianópolis, Capela do Socorro, Campo Limpo, Cidade Ademar, Grajaú, Piraporinha, Capão Redondo, Parelheiros, Jardim São Luiz e Pedreira.

Com essa nova tecnologia, os eleitores serão fotografados e terão suas impressões digitais coletadas por meio de um equipamento composto de scanner para captura das digitais e câmera acoplada a um mini-estúdio fotográfico instalados no local. Esse serviço já é oferecido pelos cartórios da Bela Vista e Santana, bem como pelo Poupatempo de Santo Amaro. O objetivo é cadastrar pelo sistema biométrico aqueles que querem tirar o título, transferi-lo ou solicitar uma 2ª via.

A implantação desse novo sistema está crescendo em São Paulo, mas o eleitor ainda não terá sua identificação biométrica reconhecida nas eleições de 2012. Como o processo está sendo feito aos poucos, a expectativa estimada pelo TSE para que todos os eleitores estejam identificados pela digital é somente em 2018.

Biometria no interior

Algumas cidades paulistas aproveitaram a revisão do eleitorado em suas cidades, momento em que os eleitores devem apresentar ao cartório comprovação de domicílio, para realizar o cadastramento biométrico em 100% daquela localidade. É o caso de Nuporanga, que já encerrou o processo, seguido de Sales Oliveira, cujos trabalhos ainda estão em andamento. As próximas cidades serão Jundiaí e Itupeva. Nesses casos, o eleitor que não comparecer ao cartório terá o seu título cancelado. Já nas próximas eleições, essas cidades participarão das eleições com identificação biométrica.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo